DESVIOS / DETOURS III

INTERNATIONAL FORUM ON THE RELEVANCE OF THE LOCAL FOR CONTEMPORARY THOUGHT AND ART / ENCONTRO INTERNACIONAL SOBRE A IMPORTÂNCIA DO LOCAL NO PENSAMENTO E NA ARTE CONTEMPORÂNEOS

Tuesday 16 October 2007

ISABEL SABINO (PT) Artist and Researcher
CO LABORARE (A FEW THOUGHTS ABOUT EXPANDED AUTHORSHIP)


Back in the 70s, this was a sort of a schreckian far away country, suddenly living the changing reality of a new born democracy towards contemporary life, culture, and art. The 60s international issues, from Eco to Beuys, finally started to become real. And among many art slogans whispered in our minds or shouted around the streets, something new came to stage - besides the artist, struggling to turn ideas and objects possible, the public had a role to play. In order to involve it into artistic practices, experiments were made, opening spaces of art making, galleries, meetings, collective works with non artists and artists, like Puzzle and Acre Group.
As an art student working to find out my own artistic identity, I also wished to try new projects together with other young women. That group collapsed soon, but the idea of working together still goes on interesting me, not only as an artist, but also as a scholar. From a few years up to now, artistic group productions revealing different sorts of collaboration are getting a more relevant space in international art events such as Kassel, Venice and the Seville BIACS. Frequently, people from other activities, traditionally non-artistic ones, are equal members in collectives. Many examples may be called: names such as the painters Komar & Melamid, the Normal Group, Muntean & Rosenblum; artists as the seventies Group Cronica and the recent El Perro from Spain; or as Riera/ Petrescu, Dias & Riedveg, Gusmão e Paiva; or larger collectives such as the Atlas Group, Park Fiction, Retort, Xiamen Dada, La Source du Lion, Huit Facettes, Reporting System, among many others.
My aim in this communication is to focus on some of these artist’s collectives and their relational practices, manifestos, and most relevant issues. Some questions may be put in advance:
Why do some artists prefer to work together, and how do they reconfigure or dissolve each artistic personal identity into a sort of collective authorship? How are these groups organized, how do they work, what methodologies they use? How far is place an outstanding feature? And, besides more obvious political frames, what issues may we find?

Isabel Sabino was born in Lisbon, 1955. She studied Fine Arts/Painting at ESBAL/FBAUL, Lisboa, from 1972 to 1978. Lives and works in Lisbon, mainly as a teacher, but also as an artist, painting, writing and, between 1993 and 1995, art curating at Amascultura/Malaposta. She is Professor at Fine Arts Faculty, Lisboa University, and National Fine Arts Academy correspondent member.

ISABEL SABINO (PT) Artista e Investigadora
CO-LABORARE (ALGUNS PENSAMENTOS SOBRE AUTORIA EXPANDIDA)

Nos anos 70, este era uma espécie de país distante à maneira do Schreck, de súbito vivendo uma realidade em mudança, trazida pela nova democracia, em direcção à vida, cultura e arte contemporâneas. As questões dos anos 60, de Eco a Beuys, finalmente começaram a tornar-se reais. E, por entre muitos slogans murmurados nas nossas mentes ou gritados pelas ruas, algo de novo adquiriu visibilidade – para além do artista, debatendo-se para tornar ideias e objectos possíveis, o público tinha um papel a desempenhar. De forma a envolvê-lo nas práticas artísticas, foram realizadas experiências abrindo os espaços de “fazer arte”, galerias, encontros, obras colectivas com artistas e não-artistas, tais como Puzzle e Acre Group.
Enquanto estudante de Belas Artes tentando descobrir a minha própria identidade artística, também quis experimentar novos projectos em conjunto com outras mulheres jovens. Este grupo cedo se desfez, mas a ideia de trabalhar em conjunto continua ainda a interessar-me, não só como artista, mas também como professora. De alguns anos para cá, produções artísticas colectivas revelando diferentes tipos de colaboração têm vindo a adquirir um espaço cada vez mais relevante em eventos internacionais, tais como a Kassel, em Veneza, e a BIACS em Sevilha. Muitas vezes, pessoas oriundas de outras actividades, tradicionalmente não-artísticas, são membros de igual importância em colectivos artísticos. Podemos referir vários exemplos: os pintores Komar & Melamid, o Normal Group, Muntean & Rosenblum; artistas como o Grupo Cronica dos anos 70, e o recente El Perro em Espanha; ainda Riera-Petrescu, Dias & Riedveg, Gusmão e Paiva; ou colectivos maiores tais como o Atlas Group, Park Fiction, Retort, Xiamen Dada, La Source du Lion, Huit Facettes, Reporting System, entre muitos outros.
O meu objectivo nesta comunicação é centrado em alguns destes colectivos de artistas e as suas práticas relacionais, manifestos, e questões mais relevantes. Algumas perguntas podem ser colocadas desde já: Porquê que alguns artistas preferem trabalhar em conjunto, e como é que eles reconfiguram, ou dissolvem, cada personalidade artística numa espécie de autoria colectiva? Como é que esses grupos se organizam, como trabalham, que metodologias utilizam? Até que ponto o lugar é uma figura de destaque? E, para além dos mais óbvios enquadramentos políticos, que questões encontramos?


Isabel Sabino nasceu em Lisboa, 1955. Estudou Belas Artes-Pintura na ESBAL/FBAUL, Lisboa, entre 1972 e 1978. Vive e trabalha em Lisboa, como professora mas também como artista, pintando, escrevendo e, entre 1993 e 1995, como trabalhando como curadora para a Amascultura, Malaposta. É Professora Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, e membro correspondente da National Fine Arts Academy.

+ info: desvios@transforma.mail.pt

No comments: